23.10.09

A lenda Les Zazous



Há muito pouca informação confiável a respeito do grupo de resistência francês Les Zazous, que existiu de 1940 a 1942. Menor ainda é a quantidade de imagens sobre eles. Fotos então, nenhuma. Mas, em geral, além de serem citados na música In the Night do Pet Shop Boys, eles eram algo como hipsters que desafiaram a sociedade francesa durante a ocupação alemã.

Gostavam de música negra americana, particularmente o jazz e o swing. Vestiam-se como seus ídolos musicais, e travavam batalhas de dança para exorcizar a raiva, numa versão heterossexual e embrionária do Voguing. Dizem que enfrentaram a polícia e o exército alemão diversas vezes. O aparato visual era meticulosamente escolhido para criticar a situação da Europa nessa época de guerra: roupas largas, sobrepostas e oversized eram um insulto numa época de contenção, mas eles assim se vestiam. Conta-se que, por causa da impossibilidade de música ao vivo, toca discos eram utilizados nos encontros, o que os credenciam como os primeiros DJs.

De acordo com relatos, os Zazous foram produto da repressão, e utilizaram a música para expressar a indignação do que viviam. Totalmente contra a discriminação dos judeus, costumavam escrever Swing nas famigeradas estrelas de identificação nazistas pelos guetos de Paris. Depois de um tempo, pelo perigo que representavam, passaram eles a serem também identificados. Ninguém, porém, tem 100% de certeza da existência dos Zazous. A linha que separa a realidade da ficção é muito tênue. Pode ser apenas um argumento ficcional nazista para manipular a juventude francesa da época. Pode ser apenas projeção dos franceses, que buscavam heróis que os libertassem. Triste, mas, se fossem de verdade, eles deveriam ser bem legais.

O cantor Cab Calloway seria uma das maiores fontes de inspiração para o ideário Zazou - roupas e atitudes:




O pouco material gráfico disponível sobre os Zazous:


 

A estrela nazista que, aparentemente, identificava locais de concentração de Zazous:

Nenhum comentário:

Postar um comentário