22.10.09

A Era Danceteria



Quando a gente olha pra trás, e enxerga as coisas que foram símbolo de uma época, é difícil não criar a relação entre o zeitgeist (o espírito da época), lugares e pessoas. Especialmente lugares. A New Wave, por exemplo, dificilmente teria a força que teve, se não fosse por um clube que existiu durante 6 anos em Nova Iorque. Por esse clube estreou nomes tão icônicos - e díspares - como Madonna e The Smiths. E, como reflexo de sua importância, o nome desse clube acabou se tornando sinônimo de casas noturnas aqui no Brasil durante os anos 80 (E não, Veja São Paulo, não foi o Angelo Leuzzi quem criou o termo, como vocês especularam aqui).

Falo do Danceteria, o clube que foi o epítome dos anos 80. Todo mundo que influenciou de alguma forma o mundo estava no clube: de Keith Haring e Warhol até Beastie Boys, passando por The Cramps e Basquiat. Alguns trabalhando: Os Beastie Boys ajudavam nos serviços gerais antes de fazerem seu primeiro show com o Rick Rubin. Madonna, que era frequentadora assídua do clube na época, fez bicos na chapelaria, e depois como dançarina. Acabou namorando com o DJ residente da casa, Mark Kamins, que também era caça-talentos da Sire Records. Mark apresentou a demo de Everybody, produzida por ele, para o CEO da gravadora. O resto é história. Smiths fez sua primeira aparição nos EUA por lá.

Danceteria era um desses lugares mágicos, que surgem de tempos em tempos, e onde as pessoas certas sonhavam em fazer as coisas certas, pois a hora era certa. Coisa rara de se acontecer, e talvez encontremos algo vagamente parecido recentemente com o Misshapes. No Brasil, especialmente em São Paulo, intuo que o Rose Bom Bom tenha cumprido brilhantemente essa tarefa, seguido pelo Nation, no finalzinho dos anos 80.


Flyer de 09Dez1982, onde uma das muitas apresentações era Madonna:


 

A primeira apresentação da Madonna, em 16Dez1982:



Flyer de 12Fev1983 com Sonic Youth:



Flyer de 24Dez1983, anunciando o show dos Smiths em 05Jan1984:




Flyer de 02Jun1984 anunciando Diamanda Galas:




Fontes:
Todas as imagens de flyers por Robert Lund, em Lundissimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário