17.10.09

Social Class in America


Título: Social Class in America (1957)
Sinopse: PSA sobre classes sociais no sonho americano.
Produtora: McGraw-Hill

Parte 1


Parte 2


Em uma palavra: chocante. É uma lição de sociologia em menos de 15 minutos que quebra todos os tabus sobre filmes educativos, falando diretamente sobre um assunto delicado como divisão de classes, com uma franqueza desconcertante. Porém, essa franqueza é uma visão bem pessimista sobre mobilidade social, e corresponde à visão da psicologia social que estava sendo construída pelo governo americano na época, que é a conformidade.

Um PSA, anúncio de serviço público, e um CSA, anúncio de serviço comunitário, são propagandas transmitidas na rádio ou na televisão, para o interesse público. O principal motivo de existência desse tipo de propaganda é modificar as atitudes do público através da sensibilização sobre questões específicas. Os temas mais comuns de PSA são a saúde e segurança. Em grande parte desses filmes tem fortes elementos manipuladores do olhar da população, tentando influenciá-los a viver de acordo com os ditames morais e éticos da época.

McGraw-Hill, uma das maiores editoras de literatura técnica e de negócios do mundo, foi uma das principais produtoras desses vídeos nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário